quarta-feira, 2 de outubro de 2019

QUINCAS BORBA

Ficou louco, amigo de louco louco é, não sei se de amor, de tanta contradição, se de não encontrar a real felicidade, mas é uma Obra incrível como não poderia deixar de ser. Personagens fortes, narrativa não muda de velocidade em nenhum ponto, a densidade é constante e  a descrição....sem comentários. Mais um para a coleção de grandes livros, mais que recomendado uma necessidade para quem gosta de ler. Machado de Assis é Machado de Assis, não tem ainda quem chegou perto. Eu recomendo.

sexta-feira, 12 de julho de 2019

CRÔNICAS DE UM VENDEDOR DE SANGUE

Esta crônica é um show de emoção, com todo um toque de filosofia oriental chinesa, ele conta a história de um homem que ao constituir uma família faz de tudo por ela. Apaixonante, emocionante é realmente uma forma diferente de interpretar o mundo as coisas e os relacionamentos. Tem um leve toque histórico, mas o principal não perde, a aventura de viver uma família. Eu recomendo.

terça-feira, 4 de junho de 2019

IAIÁ GARCIA

Então a menina vira mulher em meio a um monte de vidas cruzadas e por fim, as pessoas se utilizam de suas melhores atitudes.....um romance perfeito, onde de tudo acontece e acontece de tudo. Mais uma trama de relações incrivelmente explorada no melhor do português. Ao ler este livro nos deparamos com a genialidade deste homem ao escrever, descrever e amarrar sentimentos, situações e relações das mais diversas naturezas entre pessoas familiares e estranhos. Um toque de brasilidade, pronto, tá feito uma obra. Eu recomendo.

quarta-feira, 15 de maio de 2019

HELENA

Sobre Helena, Machado e Assis dá um show do que é uma trama, uma história elaborada, com sortes e revezes de todas as naturezas. Um final mais que humano........infelizmente não se pode dizer mais. Não é só a cadência, mas a simplicidade e a clareza que impressionam. Não sobra muito a ser explicado ao final de cada argumentação da história, por fim, o final. Um livro que merece a atenção de quem gosta de um bom romance de amor. Eu recomendo.

sexta-feira, 26 de abril de 2019

USAIN BOLT - Autobiografia

É um livro pra lá de bacana, pois trás a visão de um campeão e sua trajetória até chegar ao topo e além. Não apenas você pode conhecer um pouco da vida deste ícone, mas vai entender os bastidores e como acontece, além dos interesses envolvidos, nas corridas de atletismo. Curioso, também, é entender a atmosfera entrono de um recorde e  como os atletas agem e como se comportam diante disso.
Light. É um passeio gostoso pelo atletismo icônico dos últimos 20 anos com pitadas de histórias, pessoas e eventos dos quais fizemos parte assistindo.

terça-feira, 16 de abril de 2019

MEMÓRIAS PÓSTUMAS DE BRÁS CUBAS

Vou falar...não tem nada parecido. Penso que talvez por conta de toda brasilidade envolvida nos jogos de amor, no comportamento, atitudes, sei lá....fala muito alto tudo que vivemos e somos. Memórias Póstumas é, como posso dizer...imperdível. Eu sou suspeito, pois já gostava dele aos 16, imagina agora a beira dos 50.
Eu não só recomendo, eu exijo que se faça essa experiência.

"Quincas Borba divergiu do alienista em relação ao meu criado. Pode-se, por imagem, disse ele, atribuir ao teu criado a mania do ateniense; mas imagens não são ideias nem observações tomadas à natureza. O que o teu criado tem é um sentimento nobre e perfeitamente regido pelas leis do Humanismo: é o orgulho da servilidade. A intenção dele é mostrar que não é criado de qualquer. Depois chamou minha atenção para os cocheiros de casa grande, criados de hotel, cuja solicitude obedece às variações sociais da freguesia, etc. E concluiu que era tudo a expressão daquele sentimento delicado e nobre, prova cabal de que muitas vezes o homem, ainda a engraxar botas, é sublime" 

quarta-feira, 27 de março de 2019

A MÃO E A LUVA


Simplesmente M.A. Falar o que? Eu sou suspeito, mesmo. Seguindo a saga de "Machado", sua publicação de 1974, reimpressa apenas em 1907, o livro é um romance daqueles onde você até pensa que sabe onde vai parar, mas quando vê, tudo toma outro contorno e acaba te levando a pensar no que é realmente importante. Trata-se da história de Guiomar e seus pretendentes, de amores, necessidases e interesses; e no final, só quem o lêr aprenderá. Eu recomendo.

domingo, 17 de março de 2019

RESSUREIÇÃO

Aqui começa a saga Machado de Assis, uma coleção que me acompanha desde pequeno nas prateleiras de casa. Ressurreição, seu primeiro livro, é como posso dizer, o princípio da genialidade que ainda estava por vir. Sinto que mesmo escrito em 1872, ele se parece muito com tudo que vivemos socialmente em nossas relações diárias; amigos, compadres, amores e afetos. Sem carros ou tecnologias, só pessoas, suas ideias, posturas e sentimentos. É simplesmente fantástico o que pode esse cidadão com as letras. Mais que recomendado, uma necessidade nacional, para todo aquele que gosta de livros geniais. Eu recomendo.

sábado, 9 de março de 2019

1984

Um livro fantasticamente moderno, atual, mesmo tendo sido escrito em 1949. Fala sobre um a sociedade vigiada, onde a liberdade e a verdade se misturam a mentiras e notícias falsas. Qualquer coincidência com o o mundo atual dá a dimensão da genialidade do autor. Escrito de forma simples, clara e objetiva o livro corre fácil, dando oportunidade ao leitor a fazer suas considerações. Na minha opinião, um livro muito bom para ser lido na época da discussão do "Big Data". Recomendado, não só pela genialidade e a facilidade de leitura. Eu recomendo.

segunda-feira, 21 de janeiro de 2019

MEIA NOITE EM PEQUIM


Best seller, prêmio Edgar Award, Crime Writers, é um livro muito fácil de ler. Na Pequim, de uma China em profundas mudanças políticas e sociais, misturada com as mudanças  das grandes guerras do ocidente; policiais tentam desvendar um crime em meio a interesses e politicagens diplomáticas. É um livro de história do oriente e ocidente, de um assassinato insolúvel e um pai obstinado pela verdade. Um fato real, que vale a pena ser lido. Eu recomendo.