quarta-feira, 27 de março de 2019

A MÃO E A LUVA


Simplesmente M.A. Falar o que? Eu sou suspeito, mesmo. Seguindo a saga de "Machado", sua publicação de 1974, reimpressa apenas em 1907, o livro é um romance daqueles onde você até pensa que sabe onde vai parar, mas quando vê, tudo toma outro contorno e acaba te levando a pensar no que é realmente importante. Trata-se da história de Guiomar e seus pretendentes, de amores, necessidases e interesses; e no final, só quem o lêr aprenderá. Eu recomendo.

domingo, 17 de março de 2019

RESSUREIÇÃO

Aqui começa a saga Machado de Assis, uma coleção que me acompanha desde pequeno nas prateleiras de casa. Ressurreição, seu primeiro livro, é como posso dizer, o princípio da genialidade que ainda estava por vir. Sinto que mesmo escrito em 1872, ele se parece muito com tudo que vivemos socialmente em nossas relações diárias; amigos, compadres, amores e afetos. Sem carros ou tecnologias, só pessoas, suas ideias, posturas e sentimentos. É simplesmente fantástico o que pode esse cidadão com as letras. Mais que recomendado, uma necessidade nacional, para todo aquele que gosta de livros geniais. Eu recomendo.

sábado, 9 de março de 2019

1984

Um livro fantasticamente moderno, atual, mesmo tendo sido escrito em 1949. Fala sobre um a sociedade vigiada, onde a liberdade e a verdade se misturam a mentiras e notícias falsas. Qualquer coincidência com o o mundo atual dá a dimensão da genialidade do autor. Escrito de forma simples, clara e objetiva o livro corre fácil, dando oportunidade ao leitor a fazer suas considerações. Na minha opinião, um livro muito bom para ser lido na época da discussão do "Big Data". Recomendado, não só pela genialidade e a facilidade de leitura. Eu recomendo.